segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Microsoft: Celular Pink e Tablet PC parecem cada vez mais próximos

Novos e recentes detalhes circulam na internet a respeito de um celular multimídia e de um tablet PC que a Microsoft deve lançar.

Vez por outra volta a circular na web informações a respeito de dois equipamentos que a Microsoft estaria preparando para lançar em breve. As informações mais recentes sobre um telefone celular multimídia e um tablet PC citam, como sempre, fontes anônimas e movimentações de mercado.

Project Pink
As primeiras informações a respeito do Projeto Pink surgiram em abril, a partir de uma reportagem feita pelo respeitado diário econômico norte-americano The Wall Street Journal. Segundo o jornal, a Microsoft estaria desenvolvendo um celular com tela sensível ao toque para concorrer com o iPhone e que deveria ser lançado, em 2010, em parceria com a operadora Verizon, nos Estados Unidos, juntamente com o anúncio de uma loja de aplicativos móveis, nos moldes da App Store.

O que se especula agora é que o Projeto Pink pode não ser um celular, mas dois – apelidados Turtle e Pure, segundo o site Engadget. Uma das teorias corrente indica que o Pink seria apenas o projeto básico de um celular que seria produzido por outros fabricantes os quais poderiam turbinar seu design e até mesmo tirar a marca da Microsoft do dispositivo.

imagem


Há quem diga que os celulares da Microsoft poderiam ser modelos slider, com teclado deslizante, inspirado no Sidekick, da T-Mobile. Isso porque, com a aquisição no ano passado da fabricante do dispositivo (Danger) pela Microsoft, o time que trabalhou no desenvolvimento do equipamento veio para a empresa criada por Bill Gates para trabalhar no desenvolvimento do Pink, que teria como sistema operacional o Windows Mobile 7.

A questão que fica é se um aparelho com teclado slider seria páreo suficiente para competir com a tela touch do iPhone e grande responsável pelo sucesso do dispositivo da Apple. Segundo a ZDNet, o Pink será um dispositivo que terá acesso à loja online do Zune para a compra de músicas e vídeos de forma muito parecida com o que usuários do iPhone fazem no iTunes Store (menos no Brasil, é claro). Mas nada se sabe, pelo menos por enquanto, se o Pink seria capaz de competir com o enorme catálogo do iPhone na diversidade e volume de aplicativos e jogos.

Outra dúvida é a respeito da fabricação do Zune daqui pra frente. Será que a Microsoft continuará a produzi-lo nos próximos anos, dado que o projeto Zune se transformou em um conjunto de serviços que outros fabricantes podem instalar em dispositivos que não o Zune propriamente dito? Tendo em vista o foco da Microsoft em negócios relacionados a software, este é o tipo de mudança que acaba fazendo sentido.

Tablet PC

imagem


Tablet PCs são o tipo de computador portátil de nunca caiu no gosto dos usuários. Entretanto, agora, a Microsoft pode vir com uma abordagem diferente e apresentar um tablet que seja baseado no projeto Surface. O Surface é formado por uma enorme tela sensível ao toque que pode tanto ser usada com um dispositivo vertical (uma parede), uma mesa ou até mesmo em formato esférico.

Com os rumores de que a concorrente Apple também prepara um tablet, a Microsoft seria, portanto, a única empresa a ter um dispositivo para fazer frente ao lançamento da empresa de Steve Jobs. O que se imagina é que a Microsoft estaria apenas aguardando o lançamento da Apple para então apresentar seu próprio equipamento.

Famitsu: “Final Fantasy XIII deve alcançar 1 milhão de cópias vendidas em uma semana.”

imagem















Depois da previsão da Enterbrain sobre as vendas de Final Fantasy XIII e a sua influência no PlayStation 3 no Japão, a revista Famitsu resolveu dar o seu palpite.

De acordo com eles, Final Fantasy XIII deve vender 1 milhão de cópias durane a semana, lembrando que o jogo é exclusivo do Playstation 3 no Japão.

Uma previsão um pouco óbvia e esperada, quantas cópias você acha que Final Fantasy pode alcançar no dia do lançamento? E em sua primeira semana?

Final Fantasy XIII chega ao Japão no dia 17 de Dezembro de 2009 no Japão.

Calor humano pode virar eletricidade

imagem


Uma invenção suíça é capaz de transformar calor em corrente elétrica.

Essa tecnologia seria capaz de captar o calor humano e convertê-lo em energia elétrica suficiente para, por exemplo, carregar a bateria de celulares.

O autor do projeto é um cientista de 35 anos, Wulf Glatz, da Escola Politécnica Federal de Zurique. Ele desenvolveu um gerador termoelétrico que, usando a diferença de temperatura entre fontes de calor e ambiente, é capaz de produz energia elétrica.

Essa forma de geração de energia ainda tem outra vantagem: é completamente limpa, já que, durante o processo, nenhum gás poluente é emitido.

A invenção foi a campeã em um concurso promovido pelas companhias elétricas da Suíça, o Swisselectric Research Award 2009 e Glatz, o inventor, embolsou 25 mil francos.

Se depender de Wulf Glatz, essa tecnologia não deve demorar para estar à disposição dos consumidores. Glatz já entrou com pedido de registro de patente e pretende, por meio da sua recém-fundada companhia greenTEG GmbH, colocar o produto nas prateleiras em dois anos.

MSI anuncia seu novo notebook X-Slim X610

A MSI anunciou hoje o lançamento de seu novo notebook "ultra-fino" batizado como X-Slim X610. O X-Slim X610 possui tela de 15,6 polegadas com resolução de 1366 x 768, vem com processador AMD Athlon Neo, bateria de seis células e tem espessura de apenas 25,4 mm (1 polegada).

O X-Slim X610 utiliza a GPU ATI Mobility Radeon HD 4330 com 512 MB de memória dedicada (!), possui alto-falantes certificados pela Dolby (!), drive Blu-ray opcional, saída HDMI, 2 GB de memória RAM (suporta até 4 GB), suporte para redes sem fio e vem com Windows Vista Home Premium instalado.

A MSI ainda não divulgou o preço e nem quando o X-Slim X610 estará disponível.

imagem

Seagate lança disco rígido de 2TB com taxa de transferência absurda de 6Gbps

A Seagate anunciou hoje o lançamento do Barracuda XT, possivelmente o primeiro disco rígido SATA a atingir uma taxa de transferência de 6Gbps. O HD é direcionado a workstations de alta performance e oferece 2TB de capacidade.

imagem


O Barracuda XT 2TB roda a 7.200RPM e, apesar de trazer uma interface SATA de maior velocidade, é retrocompatível com as versões SATA de 3Gbps e 1,5Gbps. Isso é fundamental, visto que há poucas placas-mãe no mercado hoje em dia que já suportam o novo padrão.

O novo drive oferece um cache interno de 64MB e utiliza quatro placas de 500GB. Seu preço sugerido deverá ser de US$300, e ele virá com uma garantia de cinco anos.