Com a chegada do Dia das Crianças aqui no Brasil e a proximidade do início do forte período de vendas em território norte-americano por ocasião do Dia de Ação de Graças no fim de outubro, a semana já apresenta uma ampla variedade de lançamentos para todas as principais plataformas.
O título mais forte da semana é "Star Wars: Clone Wars Republic Heroes", que chega com versões para vários consoles atuais e promete ação e belos gráficos baseados em desenho animado tridimensional da saga criada pelo cineasta George Lucas. Cada edição conta com características únicas, como o Wii, que utiliza o sensor de movimentos do controle Wii Remote para executar os golpes de sabre de luz.
O Wii marca forte presença com dosi promissores títulos exclusivos: "A Boy and his Blob", ação com quebra-cabeças e visual que lembra desenho animado, e "Wii Fit Plus", nova versão do programa com minigames que usam a balaça Wii Balance Boards e ajudam a se manter saudável.
No PlayStation 3, as novidades exclusivas são o belo "Afrika", simulador de safári, e "Demon's Soul", RPG de ação com fortes elementos online. Como atração multiplataforma temos o lançamento de "SAW - Jogos Mortais", inspirado na série de filmes de horror.
Confira a lista completa dos jogos que serão lançados nos EUA nos próximos dias:
DS
. A Witch's Tale
. Imagine: Zookeeper
. The Biggest Loser
. Spore Hero Arena
. Squeeballs Party
. Star Wars The Clone Wars: Republic Heroes
Wii
. A Boy and His Blob
. Disney Sing It: Pop Hits
. Game Party 3
. Shimano Xtreme Fishing
. Spore Hero
. Squeeballs Party
. Star Wars The Clone Wars: Republic Heroes
. The Biggest Loser
. Wii Fit Plus
PC
. Cabela's Outdoor Adventure
. FATE: Traitor Soul
. Fatale
. Cities XL
. Lucidity
. Operation Flashpoint: Dragon Rising
. Star Wars The Clone Wars: Republic Heroes
. The Sims 2: Best of Business Collection
PlayStation 2
. Disney Sing It: Pop Hits
. MotorStorm: Arctic Edge
. NBA 2K10
. Star Wars The Clone Wars: Republic Heroes
PlayStation 3
. Afrika
. Demon's Souls
. Disney Sing It: Pop Hits
. NBA 2K10
. NBA Live 10
. Operation Flashpoint: Dragon Rising
. SAW - Jogos Mortais
. Star Wars The Clone Wars: Republic Heroes
PSP
. Naruto Shippuden Legends: Akatsuki Ring
. NBA 10: The Inside
. NBA 2K10
. NBA Live 10
. Obscure: The Aftermath
. Star Wars The Clone Wars: Republic Heroes
Xbox 360
. NBA 2K10
. NBA Live 10
. Operation Flashpoint: Dragon Rising
. SAW - Jogos Mortais
. Star Wars The Clone Wars: Republic Heroes
As datas de lançamento dos jogos citados acima estão sujeitas à alteração.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Atenção: Senhas do hotmail publicadas na Internet

Os usuários do hotmail devem trocar de senha urgentemente: segundo informam no neoWin, um usuário publicou no dia primeiro de outubro milhares de senhas do hotmail, msn e live no site de compartilhamento de código pastebin.com
.A lista deve ter sido distribuída pelo mundo todo e, ainda que a maioria delas são europeias, é recomendável fazer a troca de senha com urgência.
A equipe de segurança da Microsoft já conhece o problema, mas eles não podem fazer muita coisa se os usuários não trocam seus dados de acesso antes deles serem roubados.
O Xbox
História do Xbox!
Desde 1999, haviam rumores na industria de games que a gigante Microsoft entraria no mercado de consoles caseiros. Estando envolvida com jogos para PC há muitos anos, a empresa começou a entrar no ramo de consoles fornecendo o sistema operacional do Dreamcast (SEGA). Isso deve ter incentivado Bill Gates a invertir em um console próprio.
Em março de 2000, o segredo da Microsoft veio à tona. Bill Gates, em seu discurso na abertura da Game Developers Expo, finalmente anunciou o lançamento de seu console, o Xbox. O aparelho, com um design discutível, apresenta uma configuração que lembra um PC: processador Intel Pentium III de 733 MHz, placa de vídeo Nvidea NV2 de 250 MHz, 64 MB de memória unificada, HD de 8 GB, suporte a Internet banda larga e decodificação de som Dolby Digital 5.1 in-game. O sistema operacional é uma versão reduzida do kernel (núcleo) do Windows 2000, desenvolvida especialmente para o console. Funciona também como DVD player, mas para isso é preciso comprar um controle a parte. Para evitar que o Xbox fosse confundido com um PC, a Microsoft desencorajava os desenvolvedores a oferecer suporte a periféricos de PC, tais como mouses e teclados.
Com o Xbox, a Microsoft é a primeira empresa americana, depois de Atari e 3DO, a se aventurar com algum sucesso nos mercado de games, dominado pelas companhias japonesas desde o lançamento do NES, pela Nintendo, nos anos 80. Com 500 milhões de dólares direcionados para a campanha de marketing do Xbox, a Microsoft utilizou todos os seus recursos financeiros para que o console fosse bem sucedido. Uma curiosidade é que a Microsoft teve que enfrentar um processo movido pela empresa Xbox Technologies, com sede na Flórida, pelo uso do nome no console.
O console é tido como de fácil programação, permitindo também o ports de jogos de PC. Entretanto, as primeiras demonstrações não foram capazes de confirmar que o console era três vezes mais potente que o Playstation 2 (Sony), conforme havia sido informado pela Microsoft, mesmo assim, o Xbox é, sem dúvidas, o console mais potente da geração. Lançado nos Estados Unidos em 15 de novembro de 2001, foram comercializados, segundo a empresa, 1,5 milhões de unidades até o final daquele ano. O lançamento no Japão ocorreu somente em 22 de fevereiro de 2002, após inúmeros atrasos. Com uma linha de jogos mais direcionada para o público ocidental, o Xbox nunca emplacou no oriente. Exemplo disso é que atualmente, enquanto a média de venda semanal dos concorrentes gira em torno de 20.000 unidades (PS2) e 5.000 unidades (Gamecube), as vendas do Xbox dificilmente ultrapassa a marca de 200 unidades.
O Xbox só apareceu na Europa um mês após o lançamento no Japão, e as vendas foram igualmente ruins. Seis semanas após o lançamento, o console sofreu um corte de 40% no seu preço e aqueles que já haviam comprado receberam um “presente de agradecimento” da Microsoft, composto por dois jogos e um controle.
Um dos diferenciais do Xbox é o seu sistema de jogatina online, a Xbox Live. Com uma rede centralizada, a Microsoft conseguiu criar uma rede online estável, expansível, amigável e praticamente livre de lag. Com a possibilidade de baixar novos conteúdos para os jogos, chats em tempo real, criação de clãs, lista de amigos, torneios, etc, a Xbox Live é o melhor e mais maduro modelo de rede de jogos online. Esta já conta com mais de 2 milhões de usuários ao redor do mundo. O custo é de US$ 49,99 + impostos por ano, o equivalente ao valor de um lançamento.
Com todos estes altos e baixos, o Xbox se mantêm na segunda colocação do mercado mundial de consoles com aproximadamente 18% do mercado. Isso se deve a uma boa linha de jogos, contando com diversos títulos exclusivos.
O grande problema do Xbox 360 é as 3 red light , um problema de super aquecimento que danifica e estraga o console.Algumas 3 RL são apenas de um fio solto e já outras é que seu console já era.
Jogos e Franquias
Gears of War - Máquina da transformação Sonysta
Conhecido como "Esmagador de Sonystas" e também como "Máquina da transformação sonysta" (Por que faz com que os sony boys se digenvolva para xboxistas)com certeza é um dos melhores jogos , senão o melhor já feito para a Caixa X , esse jogo fez muitas pessoas comprarem o Xbox 360 apenas para sentir o gostinho de detonar os alieniginas com gráficos incriveis e jogabilidade perfeita.Fez até os Sonystas se ajuelharem perante a esse incrivel game de FPS já feito em toda história.
Desde 1999, haviam rumores na industria de games que a gigante Microsoft entraria no mercado de consoles caseiros. Estando envolvida com jogos para PC há muitos anos, a empresa começou a entrar no ramo de consoles fornecendo o sistema operacional do Dreamcast (SEGA). Isso deve ter incentivado Bill Gates a invertir em um console próprio.
Em março de 2000, o segredo da Microsoft veio à tona. Bill Gates, em seu discurso na abertura da Game Developers Expo, finalmente anunciou o lançamento de seu console, o Xbox. O aparelho, com um design discutível, apresenta uma configuração que lembra um PC: processador Intel Pentium III de 733 MHz, placa de vídeo Nvidea NV2 de 250 MHz, 64 MB de memória unificada, HD de 8 GB, suporte a Internet banda larga e decodificação de som Dolby Digital 5.1 in-game. O sistema operacional é uma versão reduzida do kernel (núcleo) do Windows 2000, desenvolvida especialmente para o console. Funciona também como DVD player, mas para isso é preciso comprar um controle a parte. Para evitar que o Xbox fosse confundido com um PC, a Microsoft desencorajava os desenvolvedores a oferecer suporte a periféricos de PC, tais como mouses e teclados.
Com o Xbox, a Microsoft é a primeira empresa americana, depois de Atari e 3DO, a se aventurar com algum sucesso nos mercado de games, dominado pelas companhias japonesas desde o lançamento do NES, pela Nintendo, nos anos 80. Com 500 milhões de dólares direcionados para a campanha de marketing do Xbox, a Microsoft utilizou todos os seus recursos financeiros para que o console fosse bem sucedido. Uma curiosidade é que a Microsoft teve que enfrentar um processo movido pela empresa Xbox Technologies, com sede na Flórida, pelo uso do nome no console.
O console é tido como de fácil programação, permitindo também o ports de jogos de PC. Entretanto, as primeiras demonstrações não foram capazes de confirmar que o console era três vezes mais potente que o Playstation 2 (Sony), conforme havia sido informado pela Microsoft, mesmo assim, o Xbox é, sem dúvidas, o console mais potente da geração. Lançado nos Estados Unidos em 15 de novembro de 2001, foram comercializados, segundo a empresa, 1,5 milhões de unidades até o final daquele ano. O lançamento no Japão ocorreu somente em 22 de fevereiro de 2002, após inúmeros atrasos. Com uma linha de jogos mais direcionada para o público ocidental, o Xbox nunca emplacou no oriente. Exemplo disso é que atualmente, enquanto a média de venda semanal dos concorrentes gira em torno de 20.000 unidades (PS2) e 5.000 unidades (Gamecube), as vendas do Xbox dificilmente ultrapassa a marca de 200 unidades.
O Xbox só apareceu na Europa um mês após o lançamento no Japão, e as vendas foram igualmente ruins. Seis semanas após o lançamento, o console sofreu um corte de 40% no seu preço e aqueles que já haviam comprado receberam um “presente de agradecimento” da Microsoft, composto por dois jogos e um controle.
Um dos diferenciais do Xbox é o seu sistema de jogatina online, a Xbox Live. Com uma rede centralizada, a Microsoft conseguiu criar uma rede online estável, expansível, amigável e praticamente livre de lag. Com a possibilidade de baixar novos conteúdos para os jogos, chats em tempo real, criação de clãs, lista de amigos, torneios, etc, a Xbox Live é o melhor e mais maduro modelo de rede de jogos online. Esta já conta com mais de 2 milhões de usuários ao redor do mundo. O custo é de US$ 49,99 + impostos por ano, o equivalente ao valor de um lançamento.
Com todos estes altos e baixos, o Xbox se mantêm na segunda colocação do mercado mundial de consoles com aproximadamente 18% do mercado. Isso se deve a uma boa linha de jogos, contando com diversos títulos exclusivos.
O grande problema do Xbox 360 é as 3 red light , um problema de super aquecimento que danifica e estraga o console.Algumas 3 RL são apenas de um fio solto e já outras é que seu console já era.
Jogos e Franquias
Gears of War - Máquina da transformação Sonysta

Conhecido como "Esmagador de Sonystas" e também como "Máquina da transformação sonysta" (Por que faz com que os sony boys se digenvolva para xboxistas)com certeza é um dos melhores jogos , senão o melhor já feito para a Caixa X , esse jogo fez muitas pessoas comprarem o Xbox 360 apenas para sentir o gostinho de detonar os alieniginas com gráficos incriveis e jogabilidade perfeita.Fez até os Sonystas se ajuelharem perante a esse incrivel game de FPS já feito em toda história.
Um Pouco Da História Do Computador
A Primeira Geração
J.P. Eckert e John Mauchly, da Universidade da Pensilvânia, inauguraram o novo computador em 14 de fevereiro de 1946. O ENIAC era mil vezes mais rápido do que qualquer máquina anterior, resolvendo 5 mil adições e subtrações, 350 multiplicações ou 50 divisões por segundo. E tinha o dobro do tamanho do Mark I: encheu 40 gabinetes com 100 mil componentes, incluindo cerca de 17 mil válvulas eletrônicas Pesava 27 toneladas e media 5,50 x 24,40 m e consumia 150 kW. Apesar de seus inúmeros ventiladores, a temperatura ambiente chegava às vezes aos 67 graus centígrados. Executava 300 multiplicações por segundo, mas, como foi projetado para resolver um conjunto particular de problemas, sua reprogramação era muito lenta. Tinha cerca de 19.000 válvulas substituídas por ano. Em 1943, antes da entrada em operação do ENIAC a Inglaterra já possuía o Colossus, máquina criada por Turing para decifrar os códigos secretos alemães. Possuía 2.000 válvulas, coincidentemente o mesmo número proposto por Zuse alguns anos antes.
Foto do ENIAC
Em 1945 Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores, e que as instruções e dados fossem compilados e armazenados internamente no computador, na seqüência correta de utilização. Estas sugestões tornaram-se a base filosófica para projetos de computadores. (Atualmente pesquisam-se computadores "não Von Neumann", que funcionam com fuzzy logic, lógica confusa) A partir dessas idéias, e da lógica matemática ou álgebra de Boole, introduzida por Boole no início do século XIX, é que Mauchly e Eckert projetaram e construíram o EDVAC, Electronic Discrete Variable Automatic Computer, completado em 1952, que foi a primeira máquina comercial eletrônica de processamento de dados do mundo. Eles haviam tentado isso com o BINAC, computador automático binário, de 1949, que era compacto (1,40 x 1,60 x 0,30 m) o suficiente para ser levado a bordo de um avião, mas que nunca funcionou a contento. O EDVAC utilizava memórias baseadas em linhas de retardo de mercúrio, bem mais caras e lentas que os CRTs, mas também com maior capacidade de armazenamento. Wilkes construiu o EDSAC, Electronic Delay Storage Automatic Calculator em 1949, que funcionava segundo a técnica de programas armazenados.
Foto do EDVAC
O primeiro computador comercial de grande escala foi o UNIVAC, UNIVersal Automatic Computer, americano, de 1951, que era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. A entrada e saída de informações era realizada por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento. Ao todo, venderam-se 46 unidades do UNIVAC Modelo I, que eram normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado UNIPRINTER, que, sozinho, consumia 14.000 W. Outro foi o IBM 701, de 1952, que utilizava fita plástica, mais rápida que a metálica do UNIVAC, e o IBM 704, com a capacidade fenomenal de armazenar 8.192 palavras de 36 bits, ambos da IBM. Na Inglaterra surgem o MADAM, Manchester Automatic Digital Machine, o SEC, Simple Electronic Computer, e o APEC, All-Purpose Electronic Computer.
Foto do UNIVAC
Entre 1945 e 1951, o WHIRLWIND, do MIT, foi o primeiro computador a processar informações em tempo real, com entrada de dados a partir de fitas perfuradas e saída em CRT (monitor de vídeo), ou na flexowriter, uma espécie de máquina de escrever (Whirlwind quer dizer redemoinho). Em 1947 Bardeen, Schockley e Brattain inventam o transístor, e, em 1953 Jay Forrester constrói uma memória magnética. Os computadores a transistores surgem nos anos 50, pesando 150 kg, com consumo inferior a 1.500 W e maior capacidade que seus antecessores valvulados.
A Segunda Geração
Era a segunda geração. Exemplos desta época são o IBM 1401 e o BURROUGHS B 200. Em 1954 a IBM comercializa o 650, de tamanho médio. O primeiro computador totalmente transistorizado foi o TRADIC, do Bell Laboratories. O IBM TX-0, de 1958, tinha um monitor de vídeo de primeira qualidade, era rápido e relativamente pequeno, possuia dispositivo de saída sonora e até uma caneta óptica. O PDP-1, processador de dados programável, construído por Olsen, virou sensação no MIT: os alunos jogavam Spacewar! e Rato-no-labirinto, através de um joystick e uma caneta óptica.
Foto do IBM 1401
Em 1957 o matemático Von Neumann colaborou para a construção de um computador avançado, o qual, por brincadeira, recebeu o nome de MANIAC, Mathematical Analyser Numerator Integrator and Computer. Em janeiro de 1959 a Texas Instruments anuncia ao mundo uma criação de Jack Kilby: o circuito integrado. Enquanto uma pessoa de nível médio levaria cerca de cinco minutos para multiplicar dois números de dez dígitos, o MARK I o fazia em cinco segundos, o ENIAC em dois milésimos de segundo, um computador transistorizado em cerca de quatro bilionésimos de segundo, e, uma máquina de terceira geração em menos tempo ainda.
A Terceira Geração
A terceira geração de computadores é da década de 60, com a introdução dos circuitos integrados. O Burroughs B-2500 foi um dos primeiros. Enquanto o ENIAC podia armazenar vinte números de dez dígitos, estes podem armazenar milhões de números. Surgem conceitos como memória virtual, multiprogramação e sistemas operacionais complexos. Exemplos desta época são o IBM 360 e o BURROUGHS B-3500.

Foto do Manchester Mark I e do Primeiro Chip de Computador
Em 1960 existiam cerca de 5.000 computadores nos EUA. É desta época o termo software. Em 1964, a CSC, Computer Sciences Corporation, criada em 1959 com um capital de 100 dólares, tornou-se a primeira companhia de software com ações negociadas em bolsa. O primeiro minicomputador comercial surgiu em 1965, o PDP-5, lançado pela americana DEC, Digital Equipament Corporation. Dependendo de sua configuração e acessórios ele podia ser adquirido pelo acessível preço de US $ 18,000.00. Seguiu-se o PDP-8, de preço ainda mais competitivo. Seguindo seu caminho outras companhias lançaram seus modelos, fazendo com que no final da década já existissem cerca de 100.000 computadores espalhados pelo mundo.Em 1970 a INTEL Corporation introduziu no mercado um tipo novo de circuito integrado: o microprocessador. O primeiro foi o 4004, de quatro bits. Foi seguido pelo 8008, em 1972, o difundidíssimo 8080, o 8085, etc. A partir daí surgem os microcomputadores. Para muitos, a quarta geração surge com os chips VLSI, de integração em muito larga escala. As coisas começam a acontecer com maior rapidez e freqüência. Em 1972 Bushnell lança o vídeo game Atari. Kildall lança o CP/M em 1974. O primeiro kit de microcomputador, o ALTAIR 8800 em 1974/5. Em 1975 Paul Allen e Bill Gates criam a Microsoft e o primeiro software para microcomputador: uma adaptação BASIC para o ALTAIR. Em 1976 Kildall estabelece a Digital Research Incorporation, para vender o sistema operacional CP/M. Em 1977 Jobs e Wozniak criam o microcomputador Apple, a Radio Shack o TRS-80 e a Commodore o PET. A planilha Visicalc (calculador visível) de 1978/9, primeiro programa comercial, da Software Arts. Em 1979 Rubinstein começa a comercializar um software escrito por Barnaby: o Wordstar, e Paul Lutus produz o Apple Writer. O programa de um engenheiro da NASA, Waine Ratliff, o dBASE II, de 1981. Também de 1981 o IBM-PC e o Lotus 1-2-3, de Kapor, que alcançou a lista dos mais vendidos em 1982.
Primeiro chip da Intel o 4004 com 2.300 transistors, no mesmo ano Zuffo da USP fabrica o 1o chip nacional
Foto dos Sinclair ZX81/ZX Spectrum
Computador minúsculo concebido por John Sinclair, professor na Universidade de Cambrige no U.K.. Inicialmente concebido para utilização pelos estudantes da Universidade de Cambrige começou a ser comercializado, em Portugal, circa 1980 com um preço aproximado de 12.500$00. Existia uma versão em kit para montagem que era comprada aproximadamente por 9.000$00 A CPU compreendia um processador Zilog Z80A de 8 bit a 3,25 MHZ, uma memória que compreendia uma ROM e uma RAM e uma ULA. A ROM, com 8K de capacidade, armazenava de modo permanente os programas, tabelas etc. necessários ao funcionamento do sistema e um interpretador para a linguagem de programação BASIC. A RAM compreendia uma área de trabalho disponível para o utilizador de 1K mas, era extensível até 16K. Na caixa de plástico alojava-se ainda um subsistema de comunicações para ligação em série a periféricos denominado SCL (Sinclair Computer Logic), uma unidade para entrada e saída de som, um codificador de imagens para TV. Num rasgo aberto na parte traseira da caixa de plástico existia um conector onde se podia ligar uma impressora minúscula que usava um rolo de papel especial. O computador era fornecido com um cabo para ligação ao televisor e outro para ligação a um gravador de "cassettes" musical (norma Philips). O transformador de corrente eléctrica alterna para contínua era adquirido em separado. Os programas e dados eram gravados na cassette magnética e eram também lidos a partir dela. O teclado não dispunha de teclas. Os caracteres ASCII eram impressos numa membrana. Esta tecnologia e a falta de ventilação da unidade de alimentação eléctrica eram as causas principais de avarias que enviavam o ZX81 para o caixote do lixo. Foi um computador muito popular devido ao seu baixo preço de venda.
Foto do Osborne1
Fabricado pela Osborne nos USA circa 1982. A CPU compreendia uma memória com 64KB, uma UAL e um Processador Zilog Z80A de 8 bit a 4 MHZ. A caixa, do tipo mala attaché com uma massa de 11 Kg, albergava ainda 2 unidades de disquette de 5" 1/4 com 204 KB ou em opção com 408 KB de capacidade, um écran de 5" (24 linhas por 54 colunas) a preto e branco e um teclado basculante (servia de tampa à mala) com dois blocos de teclas, um alfanumérico com os caracteres ASCII e outro numérico. Dispunha ainda de conectores para um écran externo, ports série RS-232C e paralelo IEEE-488 ou Centronics. O sistema era alimentado por uma bateria própria recarregável com uma autonomia de 5 horas, por uma bateria externa de automóvel ou por um transformador de corrente eléctrica alterna para contínua. O sistema operativo era o CP/M desenvolvido pela Digital Corporation. O software fornecido incluia um Interpretador M BASIC desenvolvido pela MICROSOFT, um Compilador BASIC desenvolvido pela Compyler Systems, uma folha de cálculo SUPERCALC (derivada do Visicalc) e um processador de texto denominado WORDSTAR. Podia ser programado em BASIC, FORTRAN, COBOL, PASCAL, PL 1, ALGOL, C, FORTH, ADA, ASSEMBLER e CROSS-ASSEMBLER. Última morada conhecida: desconhecida (foi visto na FILEME-82 em Lisboa).
Foto do IBM PC/XT e do Seu Processador
Fabricado pela IBM nos USA circa 1980, foi apresentado em Portugal em Janeiro de 1985 já com a versão PC-XT disponível, à qual se seguiu uma versão PC-AT. O CPU compreendia uma memória ROM de 40KB e uma memória RAM de 64KB extensível até 640KB, uma ULA e um processador Intel 8088 de 16 bit com uma frequência de clock de 4,77 MHZ. Era construido com três módulos separados: caixa, écran e teclado. O écran era a preto e branco com 25 linhas e 80 colunas podendo ser substituido por um écran a cores com 16 cores. A caixa para além do CPU albergava uma unidade de disquette de 5" 1/4 com uma capacidade de 360KB podendo alojar ainda uma outra unidade de disquette idêntica ou um disco com 10MB de capacidade, que era parte integrada na versão PC-XT. O teclado com 83 teclas, 10 das quais correspondentes a funções pré programadas, dispunha de caracteres acentuados (português). Possuia ainda saída para impressora e o PC-XT dispunha de um interface para comunicações assincronas. O sistema operativo era o PC/MS-DOS o qual era um MS-DOS desenvolvido pela Microsoft para a IBM. A linguagem de programação utilizada era o BASIC. Embora sendo um marco histórico da entrada da IBM no sector de mercado dos PC's, chegou a Portugal tardiamente não ocupando nunca o espaço já conquistado por outros fabricantes. Só cerca de dois anos depois, com a apresentação dos modelos PS/2-50 e PS/2-60, que eram equipados com um processador Intel 80286, a IBM recuperou o sector de mercado dos PC's utilizando para o efeito a penetração nas empresas onde tinha instalado mainframes e "pequenos computadores".
A Quarta Geração
Surgiram em decorrência do uso da técnica dos circuitos LSI (LARGE SCALE INTEGRATION) e VLSI (VERY LARGE SCALE INTEGRATION). Nesse período surgiu também o processamento distribuído, o disco ótico e o a grande difusão do microcomputador, que passou a ser utilizado para processamento de texto, cálculos auxiliados, etc. -1982- Surge o 286 Usando memória de 30 pinos e slots ISA de 16 bits, já vinha equipado com memória cache, para auxiliar o processador em suas funções. Utilizava ainda monitores CGA em alguns raros modelos estes monitores eram coloridos mas a grande maioria era verde, laranja ou cinza. -1985- O 386 Ainda usava memória de 30 pinos, porém devido ás sua velocidade de processamento já era possivel rodar softwares graficos mais avançados como era o caso do Windows 3.1, seu antecessor podia rodar apenas a versão 3.0 devido à baixa qualidade dos monitores CGA, o 386 já contava com placas VGA que podiam atingir até 256 cores desde que o monitor também suportasse essa configuração. -1989- O 486 DX A partir deste momento o coprocessador matemático já vinha embutido no próprio processador, houve também uma melhora sensível na velocidade devido o advento da memória de 72 pinos, muito mais rapida que sua antepassada de 30 pinos e das placas PCI de 32 bits duas vezes mais velozes que as placas ISA . Os equipamentos já tinham capacidade para as placas SVGA que poderiam atingir até 16 milhões de cores, porém este artificio seria usado comercialmente mais para frente com o advento do Windows 95. Neste momento iniciava uma grande debandada para as pequenas redes como, a Novel e a Lantastic que rodariam perfeitamente nestes equipamentos, substituindo os "micrões" que rodavam em sua grande maioria os sistema UNIX (Exemplo o HP-UX da Hewlett Packard e o AIX da IBM). Esta substituição era extremamente viável devido à diferença brutal de preço entre estas máquinas.
Foto de um 386 e um 486 e a foto de Uma Mother Board (Placa Mãe) de um 486 DX 100
A Quinta Geração
As aplicações exigem cada vez mais uma maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Sistemas especialistas, sistemas multimídia (combinação de textos, gráficos, imagens e sons), banco de dados distribuídos e redes neurais, são apenas alguns exemplos dessas necessidades. Uma das principais características dessa geração é a simplificação e miniaturização do computador, além de melhor desempenho e maior capacidade de armazenamento. Tudo isso, com os preços cada vez mais acessíveis. A tecnologia VLSI está sendo substituída pela ULSI (ULTRA LARGE SCALE INTEGRATION). O conceito de processamento está partindo para os processadores paralelos, ou seja, a execução de muitas operações simultaneamente pelas máquinas. A redução dos custos de produção e do volume dos componentes permitiram a aplicação destes computadores nos chamados sistemas embutidos, que controlam aeronaves, embarcações, automóveis e computadores de pequeno porte. São exemplos desta geração de computadores, os micros que utilizam a linha de processadores Pentium, da INTEL. 1993- Surge o Pentium As grandes mudanças neste periodo ficariam por conta das memórias DIMM de 108 pinos, do aparecimento das placas de video AGP e de um aprimoramento da slot PCI melhorando ainda mais seu desempenho. 1997- O Pentium II / 1999- O Pentium III / 2001- o Pentium 4 Não houveram grandes novidades após 1997, sendo que as mudanças ficaram por conta dos cada vez mais velozes processadores.
Na ordem o Celeron / Ciryx / AMD K6 / Pentium MMX
O Pentium 2 e o AMD K6-2 os TOP de Linha até 1998 / Foto de uma placa de Pentium II
O Futuro - Vem aí o computador quântico
A IBM anunciou ontem a construção do mais avançado computador quântico do mundo. A novidade representa um grande passo em relação ao atual processo de fabricação de chips com silício que, de acordo com especialistas, deve atingir o máximo de sua limitação física de processamento entre 10 e 20 anos. O computador quântico usa, em lugar dos tradicionais microprocessadores de chips de silício, um dispositivo baseado em propriedades físicas dos átomos, como o sentido de giro deles, para contar números um e zero (qubits), em vez de cargas elétricas como nos computadores atuais. Outra característica é que os átomos também podem se sobrepor, o que permite ao equipamento processar equações muito mais rápido. "Na verdade, os elementos básicos dos computadores quânticos são os átomos e as moléculas", diz Isaac Chuang, pesquisador que liderou a equipe formada por cientistas da IBM, Universidade de Staford e Universidade de Calgary. Cada vez menores Segundo os pesquisadores da IBM, os processadores quânticos começam onde os de silício acabam. "A computação quântica começa onde a lei de Moore termina, por volta de 2020, quando os itens dos circuitos terão o tamanho de átomos e moléculas", afirma Chuang. A lei de Moore, conceito criado em 65 pelo co-fundador da fabricante de processadores Intel, Gordon Moore, diz que o número de transistores colocados em um chip dobra a cada 18 meses. Quanto maior a quantidade de transistores nos chips, maior a velocidade de processamento. Essa teoria vem se confirmando desde a sua formulação. Pesquisa O computador quântico da IBM é um instrumento de pesquisa e não estará disponível nos próximos anos. As possíveis aplicações para o equipamento incluem a resolução de problemas matemáticos, buscas avançadas e criptografia, o que já despertou o interesse do Departamento de Defesa dos Estados Unidos
* Dados sobre o Processador Quantico foram extraidos do Jornal o Estado de São Paulo de 12 de agosto de 2000
J.P. Eckert e John Mauchly, da Universidade da Pensilvânia, inauguraram o novo computador em 14 de fevereiro de 1946. O ENIAC era mil vezes mais rápido do que qualquer máquina anterior, resolvendo 5 mil adições e subtrações, 350 multiplicações ou 50 divisões por segundo. E tinha o dobro do tamanho do Mark I: encheu 40 gabinetes com 100 mil componentes, incluindo cerca de 17 mil válvulas eletrônicas Pesava 27 toneladas e media 5,50 x 24,40 m e consumia 150 kW. Apesar de seus inúmeros ventiladores, a temperatura ambiente chegava às vezes aos 67 graus centígrados. Executava 300 multiplicações por segundo, mas, como foi projetado para resolver um conjunto particular de problemas, sua reprogramação era muito lenta. Tinha cerca de 19.000 válvulas substituídas por ano. Em 1943, antes da entrada em operação do ENIAC a Inglaterra já possuía o Colossus, máquina criada por Turing para decifrar os códigos secretos alemães. Possuía 2.000 válvulas, coincidentemente o mesmo número proposto por Zuse alguns anos antes.
Foto do ENIAC
Em 1945 Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores, e que as instruções e dados fossem compilados e armazenados internamente no computador, na seqüência correta de utilização. Estas sugestões tornaram-se a base filosófica para projetos de computadores. (Atualmente pesquisam-se computadores "não Von Neumann", que funcionam com fuzzy logic, lógica confusa) A partir dessas idéias, e da lógica matemática ou álgebra de Boole, introduzida por Boole no início do século XIX, é que Mauchly e Eckert projetaram e construíram o EDVAC, Electronic Discrete Variable Automatic Computer, completado em 1952, que foi a primeira máquina comercial eletrônica de processamento de dados do mundo. Eles haviam tentado isso com o BINAC, computador automático binário, de 1949, que era compacto (1,40 x 1,60 x 0,30 m) o suficiente para ser levado a bordo de um avião, mas que nunca funcionou a contento. O EDVAC utilizava memórias baseadas em linhas de retardo de mercúrio, bem mais caras e lentas que os CRTs, mas também com maior capacidade de armazenamento. Wilkes construiu o EDSAC, Electronic Delay Storage Automatic Calculator em 1949, que funcionava segundo a técnica de programas armazenados.
Foto do EDVAC
O primeiro computador comercial de grande escala foi o UNIVAC, UNIVersal Automatic Computer, americano, de 1951, que era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. A entrada e saída de informações era realizada por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento. Ao todo, venderam-se 46 unidades do UNIVAC Modelo I, que eram normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado UNIPRINTER, que, sozinho, consumia 14.000 W. Outro foi o IBM 701, de 1952, que utilizava fita plástica, mais rápida que a metálica do UNIVAC, e o IBM 704, com a capacidade fenomenal de armazenar 8.192 palavras de 36 bits, ambos da IBM. Na Inglaterra surgem o MADAM, Manchester Automatic Digital Machine, o SEC, Simple Electronic Computer, e o APEC, All-Purpose Electronic Computer.
Foto do UNIVAC
Entre 1945 e 1951, o WHIRLWIND, do MIT, foi o primeiro computador a processar informações em tempo real, com entrada de dados a partir de fitas perfuradas e saída em CRT (monitor de vídeo), ou na flexowriter, uma espécie de máquina de escrever (Whirlwind quer dizer redemoinho). Em 1947 Bardeen, Schockley e Brattain inventam o transístor, e, em 1953 Jay Forrester constrói uma memória magnética. Os computadores a transistores surgem nos anos 50, pesando 150 kg, com consumo inferior a 1.500 W e maior capacidade que seus antecessores valvulados.
A Segunda Geração
Era a segunda geração. Exemplos desta época são o IBM 1401 e o BURROUGHS B 200. Em 1954 a IBM comercializa o 650, de tamanho médio. O primeiro computador totalmente transistorizado foi o TRADIC, do Bell Laboratories. O IBM TX-0, de 1958, tinha um monitor de vídeo de primeira qualidade, era rápido e relativamente pequeno, possuia dispositivo de saída sonora e até uma caneta óptica. O PDP-1, processador de dados programável, construído por Olsen, virou sensação no MIT: os alunos jogavam Spacewar! e Rato-no-labirinto, através de um joystick e uma caneta óptica.
Foto do IBM 1401
Em 1957 o matemático Von Neumann colaborou para a construção de um computador avançado, o qual, por brincadeira, recebeu o nome de MANIAC, Mathematical Analyser Numerator Integrator and Computer. Em janeiro de 1959 a Texas Instruments anuncia ao mundo uma criação de Jack Kilby: o circuito integrado. Enquanto uma pessoa de nível médio levaria cerca de cinco minutos para multiplicar dois números de dez dígitos, o MARK I o fazia em cinco segundos, o ENIAC em dois milésimos de segundo, um computador transistorizado em cerca de quatro bilionésimos de segundo, e, uma máquina de terceira geração em menos tempo ainda.
A Terceira Geração
A terceira geração de computadores é da década de 60, com a introdução dos circuitos integrados. O Burroughs B-2500 foi um dos primeiros. Enquanto o ENIAC podia armazenar vinte números de dez dígitos, estes podem armazenar milhões de números. Surgem conceitos como memória virtual, multiprogramação e sistemas operacionais complexos. Exemplos desta época são o IBM 360 e o BURROUGHS B-3500.

Foto do Manchester Mark I e do Primeiro Chip de Computador
Em 1960 existiam cerca de 5.000 computadores nos EUA. É desta época o termo software. Em 1964, a CSC, Computer Sciences Corporation, criada em 1959 com um capital de 100 dólares, tornou-se a primeira companhia de software com ações negociadas em bolsa. O primeiro minicomputador comercial surgiu em 1965, o PDP-5, lançado pela americana DEC, Digital Equipament Corporation. Dependendo de sua configuração e acessórios ele podia ser adquirido pelo acessível preço de US $ 18,000.00. Seguiu-se o PDP-8, de preço ainda mais competitivo. Seguindo seu caminho outras companhias lançaram seus modelos, fazendo com que no final da década já existissem cerca de 100.000 computadores espalhados pelo mundo.Em 1970 a INTEL Corporation introduziu no mercado um tipo novo de circuito integrado: o microprocessador. O primeiro foi o 4004, de quatro bits. Foi seguido pelo 8008, em 1972, o difundidíssimo 8080, o 8085, etc. A partir daí surgem os microcomputadores. Para muitos, a quarta geração surge com os chips VLSI, de integração em muito larga escala. As coisas começam a acontecer com maior rapidez e freqüência. Em 1972 Bushnell lança o vídeo game Atari. Kildall lança o CP/M em 1974. O primeiro kit de microcomputador, o ALTAIR 8800 em 1974/5. Em 1975 Paul Allen e Bill Gates criam a Microsoft e o primeiro software para microcomputador: uma adaptação BASIC para o ALTAIR. Em 1976 Kildall estabelece a Digital Research Incorporation, para vender o sistema operacional CP/M. Em 1977 Jobs e Wozniak criam o microcomputador Apple, a Radio Shack o TRS-80 e a Commodore o PET. A planilha Visicalc (calculador visível) de 1978/9, primeiro programa comercial, da Software Arts. Em 1979 Rubinstein começa a comercializar um software escrito por Barnaby: o Wordstar, e Paul Lutus produz o Apple Writer. O programa de um engenheiro da NASA, Waine Ratliff, o dBASE II, de 1981. Também de 1981 o IBM-PC e o Lotus 1-2-3, de Kapor, que alcançou a lista dos mais vendidos em 1982.
Primeiro chip da Intel o 4004 com 2.300 transistors, no mesmo ano Zuffo da USP fabrica o 1o chip nacional
Foto dos Sinclair ZX81/ZX Spectrum
Computador minúsculo concebido por John Sinclair, professor na Universidade de Cambrige no U.K.. Inicialmente concebido para utilização pelos estudantes da Universidade de Cambrige começou a ser comercializado, em Portugal, circa 1980 com um preço aproximado de 12.500$00. Existia uma versão em kit para montagem que era comprada aproximadamente por 9.000$00 A CPU compreendia um processador Zilog Z80A de 8 bit a 3,25 MHZ, uma memória que compreendia uma ROM e uma RAM e uma ULA. A ROM, com 8K de capacidade, armazenava de modo permanente os programas, tabelas etc. necessários ao funcionamento do sistema e um interpretador para a linguagem de programação BASIC. A RAM compreendia uma área de trabalho disponível para o utilizador de 1K mas, era extensível até 16K. Na caixa de plástico alojava-se ainda um subsistema de comunicações para ligação em série a periféricos denominado SCL (Sinclair Computer Logic), uma unidade para entrada e saída de som, um codificador de imagens para TV. Num rasgo aberto na parte traseira da caixa de plástico existia um conector onde se podia ligar uma impressora minúscula que usava um rolo de papel especial. O computador era fornecido com um cabo para ligação ao televisor e outro para ligação a um gravador de "cassettes" musical (norma Philips). O transformador de corrente eléctrica alterna para contínua era adquirido em separado. Os programas e dados eram gravados na cassette magnética e eram também lidos a partir dela. O teclado não dispunha de teclas. Os caracteres ASCII eram impressos numa membrana. Esta tecnologia e a falta de ventilação da unidade de alimentação eléctrica eram as causas principais de avarias que enviavam o ZX81 para o caixote do lixo. Foi um computador muito popular devido ao seu baixo preço de venda.
Foto do Osborne1
Fabricado pela Osborne nos USA circa 1982. A CPU compreendia uma memória com 64KB, uma UAL e um Processador Zilog Z80A de 8 bit a 4 MHZ. A caixa, do tipo mala attaché com uma massa de 11 Kg, albergava ainda 2 unidades de disquette de 5" 1/4 com 204 KB ou em opção com 408 KB de capacidade, um écran de 5" (24 linhas por 54 colunas) a preto e branco e um teclado basculante (servia de tampa à mala) com dois blocos de teclas, um alfanumérico com os caracteres ASCII e outro numérico. Dispunha ainda de conectores para um écran externo, ports série RS-232C e paralelo IEEE-488 ou Centronics. O sistema era alimentado por uma bateria própria recarregável com uma autonomia de 5 horas, por uma bateria externa de automóvel ou por um transformador de corrente eléctrica alterna para contínua. O sistema operativo era o CP/M desenvolvido pela Digital Corporation. O software fornecido incluia um Interpretador M BASIC desenvolvido pela MICROSOFT, um Compilador BASIC desenvolvido pela Compyler Systems, uma folha de cálculo SUPERCALC (derivada do Visicalc) e um processador de texto denominado WORDSTAR. Podia ser programado em BASIC, FORTRAN, COBOL, PASCAL, PL 1, ALGOL, C, FORTH, ADA, ASSEMBLER e CROSS-ASSEMBLER. Última morada conhecida: desconhecida (foi visto na FILEME-82 em Lisboa).

Foto do IBM PC/XT e do Seu Processador
Fabricado pela IBM nos USA circa 1980, foi apresentado em Portugal em Janeiro de 1985 já com a versão PC-XT disponível, à qual se seguiu uma versão PC-AT. O CPU compreendia uma memória ROM de 40KB e uma memória RAM de 64KB extensível até 640KB, uma ULA e um processador Intel 8088 de 16 bit com uma frequência de clock de 4,77 MHZ. Era construido com três módulos separados: caixa, écran e teclado. O écran era a preto e branco com 25 linhas e 80 colunas podendo ser substituido por um écran a cores com 16 cores. A caixa para além do CPU albergava uma unidade de disquette de 5" 1/4 com uma capacidade de 360KB podendo alojar ainda uma outra unidade de disquette idêntica ou um disco com 10MB de capacidade, que era parte integrada na versão PC-XT. O teclado com 83 teclas, 10 das quais correspondentes a funções pré programadas, dispunha de caracteres acentuados (português). Possuia ainda saída para impressora e o PC-XT dispunha de um interface para comunicações assincronas. O sistema operativo era o PC/MS-DOS o qual era um MS-DOS desenvolvido pela Microsoft para a IBM. A linguagem de programação utilizada era o BASIC. Embora sendo um marco histórico da entrada da IBM no sector de mercado dos PC's, chegou a Portugal tardiamente não ocupando nunca o espaço já conquistado por outros fabricantes. Só cerca de dois anos depois, com a apresentação dos modelos PS/2-50 e PS/2-60, que eram equipados com um processador Intel 80286, a IBM recuperou o sector de mercado dos PC's utilizando para o efeito a penetração nas empresas onde tinha instalado mainframes e "pequenos computadores".
A Quarta Geração
Surgiram em decorrência do uso da técnica dos circuitos LSI (LARGE SCALE INTEGRATION) e VLSI (VERY LARGE SCALE INTEGRATION). Nesse período surgiu também o processamento distribuído, o disco ótico e o a grande difusão do microcomputador, que passou a ser utilizado para processamento de texto, cálculos auxiliados, etc. -1982- Surge o 286 Usando memória de 30 pinos e slots ISA de 16 bits, já vinha equipado com memória cache, para auxiliar o processador em suas funções. Utilizava ainda monitores CGA em alguns raros modelos estes monitores eram coloridos mas a grande maioria era verde, laranja ou cinza. -1985- O 386 Ainda usava memória de 30 pinos, porém devido ás sua velocidade de processamento já era possivel rodar softwares graficos mais avançados como era o caso do Windows 3.1, seu antecessor podia rodar apenas a versão 3.0 devido à baixa qualidade dos monitores CGA, o 386 já contava com placas VGA que podiam atingir até 256 cores desde que o monitor também suportasse essa configuração. -1989- O 486 DX A partir deste momento o coprocessador matemático já vinha embutido no próprio processador, houve também uma melhora sensível na velocidade devido o advento da memória de 72 pinos, muito mais rapida que sua antepassada de 30 pinos e das placas PCI de 32 bits duas vezes mais velozes que as placas ISA . Os equipamentos já tinham capacidade para as placas SVGA que poderiam atingir até 16 milhões de cores, porém este artificio seria usado comercialmente mais para frente com o advento do Windows 95. Neste momento iniciava uma grande debandada para as pequenas redes como, a Novel e a Lantastic que rodariam perfeitamente nestes equipamentos, substituindo os "micrões" que rodavam em sua grande maioria os sistema UNIX (Exemplo o HP-UX da Hewlett Packard e o AIX da IBM). Esta substituição era extremamente viável devido à diferença brutal de preço entre estas máquinas.
Foto de um 386 e um 486 e a foto de Uma Mother Board (Placa Mãe) de um 486 DX 100
A Quinta Geração
As aplicações exigem cada vez mais uma maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Sistemas especialistas, sistemas multimídia (combinação de textos, gráficos, imagens e sons), banco de dados distribuídos e redes neurais, são apenas alguns exemplos dessas necessidades. Uma das principais características dessa geração é a simplificação e miniaturização do computador, além de melhor desempenho e maior capacidade de armazenamento. Tudo isso, com os preços cada vez mais acessíveis. A tecnologia VLSI está sendo substituída pela ULSI (ULTRA LARGE SCALE INTEGRATION). O conceito de processamento está partindo para os processadores paralelos, ou seja, a execução de muitas operações simultaneamente pelas máquinas. A redução dos custos de produção e do volume dos componentes permitiram a aplicação destes computadores nos chamados sistemas embutidos, que controlam aeronaves, embarcações, automóveis e computadores de pequeno porte. São exemplos desta geração de computadores, os micros que utilizam a linha de processadores Pentium, da INTEL. 1993- Surge o Pentium As grandes mudanças neste periodo ficariam por conta das memórias DIMM de 108 pinos, do aparecimento das placas de video AGP e de um aprimoramento da slot PCI melhorando ainda mais seu desempenho. 1997- O Pentium II / 1999- O Pentium III / 2001- o Pentium 4 Não houveram grandes novidades após 1997, sendo que as mudanças ficaram por conta dos cada vez mais velozes processadores.
Na ordem o Celeron / Ciryx / AMD K6 / Pentium MMX
O Pentium 2 e o AMD K6-2 os TOP de Linha até 1998 / Foto de uma placa de Pentium II
O Futuro - Vem aí o computador quântico
A IBM anunciou ontem a construção do mais avançado computador quântico do mundo. A novidade representa um grande passo em relação ao atual processo de fabricação de chips com silício que, de acordo com especialistas, deve atingir o máximo de sua limitação física de processamento entre 10 e 20 anos. O computador quântico usa, em lugar dos tradicionais microprocessadores de chips de silício, um dispositivo baseado em propriedades físicas dos átomos, como o sentido de giro deles, para contar números um e zero (qubits), em vez de cargas elétricas como nos computadores atuais. Outra característica é que os átomos também podem se sobrepor, o que permite ao equipamento processar equações muito mais rápido. "Na verdade, os elementos básicos dos computadores quânticos são os átomos e as moléculas", diz Isaac Chuang, pesquisador que liderou a equipe formada por cientistas da IBM, Universidade de Staford e Universidade de Calgary. Cada vez menores Segundo os pesquisadores da IBM, os processadores quânticos começam onde os de silício acabam. "A computação quântica começa onde a lei de Moore termina, por volta de 2020, quando os itens dos circuitos terão o tamanho de átomos e moléculas", afirma Chuang. A lei de Moore, conceito criado em 65 pelo co-fundador da fabricante de processadores Intel, Gordon Moore, diz que o número de transistores colocados em um chip dobra a cada 18 meses. Quanto maior a quantidade de transistores nos chips, maior a velocidade de processamento. Essa teoria vem se confirmando desde a sua formulação. Pesquisa O computador quântico da IBM é um instrumento de pesquisa e não estará disponível nos próximos anos. As possíveis aplicações para o equipamento incluem a resolução de problemas matemáticos, buscas avançadas e criptografia, o que já despertou o interesse do Departamento de Defesa dos Estados Unidos
* Dados sobre o Processador Quantico foram extraidos do Jornal o Estado de São Paulo de 12 de agosto de 2000
Jogo na internet premia quem prender mais ladrões no 'mundo real'
Usuários do Reino Unido usarão câmeras de segurança para relatar crimes.
Quem ajudar a encontrar criminosos poderá ganhar cerca de R$ 2.800.
Um game pela internet permitirá que qualquer cidadão do Reino Unido faça o papel de vigilante, relatando crimes à polícia e ajudando a prender bandidos. Os jogadores do “Internet Eyes” podem acessar imagens em tempo real de todas as 4 milhões de câmera de segurança instaladas nas ruas, lojas e restaurantes do país, ajudando a manter a segurança pública. A previsão é de que o “jogo” seja lançado em novembro.
Site de jogo na internet que tornará qualquer cidadão do Reino Unido um policial, vigiando o país por meio de câmeras de segurança. (Foto: Reprodução)
O jogo funcionará da seguinte maneira: os “gamers” assistirão às imagens das câmeras pelo site na busca por atos ilícitos. Ao avistar algo suspeito, eles clicam em um botão, que avisará o policial encarregado da área por meio de uma mensagem SMS, cabendo a ele decidir o procedimento a ser seguido. Quem avistar um crime real ganhará pontos, que podem somar até R$ 2.800 em prêmios. Entretanto, quem relatar uma ação que não é um ato ilícito perderá pontos.
O site também terá uma seção de fotos com os bandidos mais procurados, bem como uma lista dos crimes cometidos por eles, que foram presos com a ajuda de internautas.
O outro lado do jogo
Para os direitos humanos do Reino Unido, o jogo pode ser nocivo, pois permitirá que as pessoas espionem a vida alheia, transformando algo sério em um jogo de videogame. O órgão do país também afirma que existe a possibilidade de que bandidos possam relatar crimes que não existem para desviar a atenção da polícia.
Quem ajudar a encontrar criminosos poderá ganhar cerca de R$ 2.800.
Um game pela internet permitirá que qualquer cidadão do Reino Unido faça o papel de vigilante, relatando crimes à polícia e ajudando a prender bandidos. Os jogadores do “Internet Eyes” podem acessar imagens em tempo real de todas as 4 milhões de câmera de segurança instaladas nas ruas, lojas e restaurantes do país, ajudando a manter a segurança pública. A previsão é de que o “jogo” seja lançado em novembro.
Site de jogo na internet que tornará qualquer cidadão do Reino Unido um policial, vigiando o país por meio de câmeras de segurança. (Foto: Reprodução)
O jogo funcionará da seguinte maneira: os “gamers” assistirão às imagens das câmeras pelo site na busca por atos ilícitos. Ao avistar algo suspeito, eles clicam em um botão, que avisará o policial encarregado da área por meio de uma mensagem SMS, cabendo a ele decidir o procedimento a ser seguido. Quem avistar um crime real ganhará pontos, que podem somar até R$ 2.800 em prêmios. Entretanto, quem relatar uma ação que não é um ato ilícito perderá pontos.
O site também terá uma seção de fotos com os bandidos mais procurados, bem como uma lista dos crimes cometidos por eles, que foram presos com a ajuda de internautas.
O outro lado do jogo
Para os direitos humanos do Reino Unido, o jogo pode ser nocivo, pois permitirá que as pessoas espionem a vida alheia, transformando algo sério em um jogo de videogame. O órgão do país também afirma que existe a possibilidade de que bandidos possam relatar crimes que não existem para desviar a atenção da polícia.
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