Muitos de nós já percebemos que os blogueiros andam ganhando importância com o passar do tempo. De fato, alguns (poucos) têm muito a dizer e até nos ensinar como é o caso do blog do Velho (ovelho.com). Este, por sinal, acompanho há algum tempo. Porém, é fato que a grande maioria oferece, além de links para baixar versões completas de produtos (leia-se pirataria), nada além de noticias e links copiados de grandes portais. Alguns vão ainda mais fundo na idiotice e buscam links de vídeos inúteis do Youtube. Ok, concordo que dar risada de vez enquanto é bom... Seja como for, algo que me deixe perplexo é o fato de que estes mesmos blogueiros sem conteúdo estão ganhando espaço na mídia por simplesmente apresentarem um volume considerável de visitações. Grandes empresas como a Microsoft, por exemplo, preferiu mandar seu novo sistema operacional, Windows 7 à eles ao invés de envia-lo para a mídia especializada. O resultado desta “aventura” são vídeos bizarros como o que segue abaixo. Preste atenção na “profundidade” do teste feito pelo sujeito. Repare também que ele faz parte do “seleto time” escolhido a dedo (não sei qual) da Microsoft.
O mais bizarro desta situação de “endeusamento” dos blogueiros é que estes receberam cópias autografadas para distribuir aos seus “visitantes”. Até o ponto de estarem com caixas assinadas pelo Mr. Microsoft, convenhamos que não acrescenta nada na vida de ninguém, mas, o que causa espanto é que, enquanto muitos veículos de imprensa reclamam de não terem recebido, se quer, uma cópia, os “queridinhos dos departamentos de marketing” as tem em “pencas” para repassar aos seus amiguinhos.
Em um bate papo com um amigo que trabalha para a Microsoft, acabei percebendo que o objetivo desta operação é um pouco mais audacioso do que parece. Longe de querer criar teorias conspiradoras, mas, pelo menos para mim, ficou subentendido que para a Microsoft é importante que pessoas sem gabarito técnico avaliem seu produto, pois, desta forma, ele (o sistema operacional) se tornará bastante popular. Por outro lado, se este tivesse sido enviado para testes nas mãos de especialistas, o resultado poderia ser um pouco menos “interessante”.
Além da Microsoft, outro caso me chamou atenção e merece aquele momento “reflexão”. Na semana passada, a agência de comunicação responsável pela conta da EA no Brasil (leia-se a maior publicadora de games do planeta) resolveu convocar também alguns “analistas especializados” (leia-se, mais uma vez, blogueiros) para realizarem os testes do novo Need for Speed. A “brincadeira” teve direito a uma corrida de kart em uma das melhores pistas de São Paulo. Repare na “carinha de felicidade” dos pseudo-críticos.
Fonte: Máquina Comunicação Corporativa Integrada
Fonte: Máquina Comunicação Corporativa Integrada
Depois de olhar para o rosto de cada um, tente imaginar a profundidade da análise...
http://www.ingameaddiction.com/2009/09/need-for-speed-shift-o-game.html
Longe de querer deixar a impressão de uma “dor de cotovelo”, mas, pare e pense comigo: será que ninguém reparou que os mesmos “deuses” da Internet são responsáveis pela proliferação da pirataria? Quem aqui não conhece um blog que exiba links para download de material ilegal? A grande maioria destes endereços só apresenta isso, não é mesmo? Não seria mais correto que tanto a Microsoft quanto a EA estivessem preocupadas na preservação dos seus direitos autorais e no combate a pirataria? Bem, cada um tem o direito de pensar o que quiser, pra mim, tudo isso só leva a um lugar: hoje em dia mais vale quantidade do que qualidade.... Para muitos “gênios do marketing”, mais vale um milhão de ignorantes do que uma centena de audiência qualificada...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário