domingo, 8 de novembro de 2009

7 jogos que não cumpriram com as expectativas

Todo jogo (bom ou ruim) tem sempre uma expectativa a sua volta, o chamado “hype” nos Estados Unidos. Alguns fazem jus a isso, mas outros, nem tanto.

Pac-Man – Atari 2600 - 1982
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Pac-Man já era um dos jogos mais famosos do mundo quando recebeu sua versão para o Atari 2600. Parecia que seria mais um sucesso, mas não foi bem isso que aconteceu. Mesmo com diversos glitches, gráficos ruins e som precário, Pac-Man para Atari 2600 vendeu mais de 7 milhões de cópias. O problema foi que a Atari havia produzido quase o dobro. O jogo é tido ainda por cima como um dos motivos pelo épico declínio do sistema.

Enter the Matrix – Várias plataformas – 2003
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ilmes mais famosos da virada do século. Portanto, seria lógico que um jogo da série fosse lançado. E foi. Enter the Matrix saiu em 2003 para PS2, Xbox, Gamecube e PC com a intenção de complementar a história dos filmes. Parecia bom, mas o que os fãs da série e de videogames obtiveram foi um jogo cheio de erros, com uma sensação de não ter sido acabado. Mesmo assim, Enter the Matrix vendeu cerca de 5 milhões de cópias, tudo graças aos filmes.

Daikatana – PC – 2000
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O que considerado como um jogo que mudaria o gênero de FPS para sempre na verdade foi motivo de piadas. Criação de John Romero, designer de Doom, Daikatana recebeu muito hype da mídia, mas o que se viu foi um péssimo jogo, o que inclusive levou a equipe de desenvolvedores a se revoltar! Não foi espanto para ninguém quando Daikatana saiu e vendeu apenas 200 mil cópias.

Wii Music – Wii – 2008
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Usado inicialmente para demonstrar o Wiimote na Tokyo Game Show de 2005, Wii Music foi sendo adiado, adiado, adiado até ser lançado em 2008. No entanto, ao contrário de seus “primos” Wii Sports e Wii Sports Resort, Wii Music foi um fracasso, recebendo notas e reviews ruins ao redor do globo e sofrendo com a competição dos gigantes Rock Band e Guitar Hero.

Killzone – Playstation 2 – 2004
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Quem quer que tenha chamado este jogo de “matador de Halo” é hoje uma pessoa procurada. A denominação grudou como cola em Killzone, gerando expectativas exarcebadas de que o jogo bateria Master Chief & cia. Para a frustração de todos, glitches, bugs e controles difíceis, Killzone não cumpriu com a “promessa“, levando diversos reviews ruins e vendas muito abaixo do que era esperado. Para a sorte da Sony, a sequência Killzone 2 se tornou um sucesso e é considerada um dos principais jogos para PS3.

Spore – 2008 – PC
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Quando o próprio criador do jogo fala que sua criação é superestimada, você sabe que algo está errado. E foi exatamente isso que aconteceu com Will Wright e Spore. Depois de oito anos sendo desenvolvido, muito se esperava de Spore. As expectativas da mídia eram que o jogo iria revolucionar os videogames para sempre. Mas, três milhões de cópias vendidas e algumas expansões depois, a sensação que fica é de desapontamento, que toda aquela revolução “prometida” não se tornou realidade.

Too Human – Xbox 360 – 2008
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Dez anos sendo produzido e mais duas mudanças de plataforma com certeza não ajudaram Too Human quando ele foi finalmente lançado. Inicialmente planejado para PSOne, o projeto foi para o Gamecube. Tempos depois, quando já havia sido abandonado, Too Human foi parar nas mãos da Microsoft, que o lançou para Xbox 360. Depois de tão longa jornada, o jogo ainda ficou bem abaixo das expectativas tanto nos reviews quanto nas vendas. Resta saber se a trilogia programada de Too Human será realmente lançada. Vamos dar uma década, quem sabe…

Um "Bonus"

Estava olhando alguns comentarios e vi que estava faltando o Farcry 2

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È um jogo bom para passar o tempo, mas não esperem um classico imperdivel com uma historia envolvente. A Ubisoft infelizmente ainda tem muito a aprender com a Crytek ou com a GSC (Stalker) sobre como criar um FPS Open World com uma historia envolvente e jogabilidade que seja recompensadora ao inves de punitiva. E esqueça o "replay" ja que jogar esse jogo 2x é assinar atestado de masoquismo.

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